quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Devo castrar meu gato?


Se você possui gato e tem dúvidas a respeito da castração, preste muita atenção. A castração em animais serve para evitar sua reprodução e amansar seu comportamento, sendo considerada o melhor procedimento para evitar a ploriferação de cães e gatos de rua.

Os gatos se reproduzem com grande facilidade. Fêmeas são capazes de dar a luz a centenas de gatos durante seu tempo de vida, contudo, falta lugar para tantos animais. Na maioria das vezes, o sacrifício é a solução mais simples para diminuir a quantidade de cães e gatos. No entanto, a solução mais correta é evitar o nascimento dos animais.

A castração no macho é realizada por uma cirurgia muito simples, com anestesia local. A cirurgia pode ser uma orquiectomia (retirada dos testículos) - a mais comum - ou vasectomia. A castração na fêmea é chamada esterectomia (retirada dos ovários), ou pan-esterectomia (retirada de útero e ovários).

O animal doméstico castrado não apresenta comportamentos reprodutivos tais como fugir de casa, miados altos durante o cio, brigas, demarcação de território com urina, etc. É uma garantia de segurança para o animal, que embora continue adequado inclusive para guarda de residências, torna-se mais equilibrado e emocionalmente estável.

Um comentário:

  1. Ok. Os textos estão bem informativos e interessantes. Mas, vamos postar mais, né?

    ResponderExcluir