quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Direitos dos animais



Apesar de poucas pessoas saberem, os animais possuem direitos. A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi proclamada solenemente em Paris, 15 de Outubro de 1978, na casa da Unesco. O texto que passou por uma revisão da Liga Internacional dos Direitos do Animal tornou-se público em 1990.


De acordo com Declaração Universal dos Direitos dos Animais, "Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência ", ou seja, tanto os humanos quanto os animais possuem direitos. Vale lembrar que "Todo animal tem o direito de ser respeitado", pois o respeito do homem pelo animal está ligado ao respeito do homem pelo seu semelhante.

Como o Brasil não assinou o acordo em que foi criada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, ela não tem efeito de lei. Mesmo com sua existência , muitas pessoas não respeitam os direitos dos animais. A maioria delas maltrata, abandona e até mesmo pratica crimes contra eles. No entanto, ainda existem pessoas que lutam para criar leis e defender esses direitos.


Leia mais sobre os direitos dos animais: http://www.apasfa.org/leis/declaracao.shtml

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Quem pode ter um bicho?

Muitas pessoas pensam que ter um bicho é coisa fácil. Estão enganados, pois para adquirir um animal é preciso saber sobre algumas restrições. O animal é um ser vivo e possui necessidades básicas.

Para criar animais de estimação é necesserário que haja dedicação, atenção e compaixão. Além disso, é preciso ter tempo para cuidar do animal e ter um local compatível para o tamanho dele. Vale ressaltar também que os animais precisam de alimentação, cuidados e saúde, e isso requer rescursos financeiros.

Outro fator que será decisivo na aquisição do animal é a determinação da família que deve ser tomada em conjunto. Depois de tomada a decisão, você terá muito trabalho e responsabilidade, afinal de contas se trata de uma vida que requer cuidados especiais.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O homem e o animal de estimação


Apesar da ciência contar com muitos avanços, as pesquisas mostram que a convivência das pessoas com os animais é visto como um dos melhores recursos terapêuticos. Isso ocorre porque a presença do animal de estimação pode diminuir a pressão sanguínea e o estresse.

O convívio com o animal substitui, para algumas pessoas, os filhos e os amigos. O amor incondicional, a lealdade e os cuidados são fundamentais no relacionamento entre o homem e o animal.

Um outro efeito que a presença animal ocasiona é o relaxamento, pois quando as pessoas tocam animais, como cachorro e gato, tendem a ficar mais tranqüilas. O gato é útil no tratamento de pessoas depressivas e procura o carinho do dono somente quando for requisitado.

Atualmente, em muitos lugares, os animais são usados na recuperação de doentes e presidiários. Na Europa, 30% das terapias de recuperação utilizam animais. Já nos Estados Unidos, existe um programa em que cães e gatos oferecem conforto a pacientes terminais de Aids.

Como essa relação homem-animal tornou-se algo de grande importância na sociedade, o homem passou a se preocupar em criar leis com o intuito de defender os animais e garantir o equilíbrio do planeta.