terça-feira, 27 de outubro de 2009

Gatos fabricados em laboratório viram mania entre fanáticos por felinos


Foi-se o tempo em que o “chique” era ter um gato de raça simples, como um persa ou um siamês. Agora, cruzamentos de raças feitos para conferir aos felinos alguma característica especial, começam a virar mania.

No Brasil, já é possível comprar um Burmilla, que surgiu do cruzamento de um exemplar de gato da raça Birmanesa com um Chinchilla. Desse cruzamento resultou um Burmilla com uma cor cinza quase prateada e um pêlo áspero. Um gato dessa raça custa cerca de R$ 1.000.

Outro felino criado em laboratório é o Ashera. Ele resulta da mistura de três espécies: o serval africano, o gato doméstico e o leopardo asiático. O preço de um gato pode chegar a US$ 28 mil. Por isso mesmo, o gato virou “objeto” de status entre os americanos. Tem até a versão antialérgica e o gato ainda vem com um certificado do DNA.



terça-feira, 20 de outubro de 2009

Moda Canina


Além de homens e mulheres, adultos e crianças estarem ligados nas últimas tendências da moda, o melhor amigo do homem também não pode ficar de fora. Como o cão está presente em diversos momentos do dia-a-dia da família, participando inclusive de passeios e viajens, devemos tratá-lo com carinho e atenção, e vesti-lo adequadamente para as diferentes ocasiões que vivencia.

Para vestir os animais de estimação preferidos, diferentes empresas seguem se especializando em produzir moldes e roupas para cães. Assim, a moda canina vem ganhando espaço não só nas prateleiras de pet-shops e lojas especializadas, mas também em passarelas de grandes centros de tendência como Tóquio e Amsterdã.

No Brasil, o mercado de produtos e serviços voltados para os animaizinhos também tem participação crescente atingindo, somente no estado do Rio de Janeiro, o número aproximado de 2000 pontos de venda de produtos caninos.

Com modelos e tecidos sendo cada vez mais apropriados para os usuários, estilistas de marcas pet afirmam que cada raça possui um estilo diferente, o qual deve ser valorizado ao compor o guarda-roupa dos bichinhos. Em geral, as roupas para cachorros são desenvolvidas com tecidos hipoalergênicos, que evitam problemas com os pêlos e colaboram para facilitar a higiene do cão.

Assim, com produtos destinados especialmente para os melhores amigos do homem, os cãezinhos estão aderindo às tendências de moda e se tornando alvo de estilistas que, com muita criatividade, destinam todo o seu trabalho e experiência para proporcionar roupas originais e especializadas para os bichinhos. Cabe apenas ao dono, escolher o look que mais combina e providenciar as melhores roupas para o seu fiel amiguinho.

Confira o vídeo :

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Devo castrar meu gato?


Se você possui gato e tem dúvidas a respeito da castração, preste muita atenção. A castração em animais serve para evitar sua reprodução e amansar seu comportamento, sendo considerada o melhor procedimento para evitar a ploriferação de cães e gatos de rua.

Os gatos se reproduzem com grande facilidade. Fêmeas são capazes de dar a luz a centenas de gatos durante seu tempo de vida, contudo, falta lugar para tantos animais. Na maioria das vezes, o sacrifício é a solução mais simples para diminuir a quantidade de cães e gatos. No entanto, a solução mais correta é evitar o nascimento dos animais.

A castração no macho é realizada por uma cirurgia muito simples, com anestesia local. A cirurgia pode ser uma orquiectomia (retirada dos testículos) - a mais comum - ou vasectomia. A castração na fêmea é chamada esterectomia (retirada dos ovários), ou pan-esterectomia (retirada de útero e ovários).

O animal doméstico castrado não apresenta comportamentos reprodutivos tais como fugir de casa, miados altos durante o cio, brigas, demarcação de território com urina, etc. É uma garantia de segurança para o animal, que embora continue adequado inclusive para guarda de residências, torna-se mais equilibrado e emocionalmente estável.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vacinação antirrábica


No último domingo, 27, ocorreu , em todo o Estado, a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva. A meta era vacinar 1,6 milhão de animais, sendo 1.060.152 cães e 592.812 gatos. A vacina antirrábica protege o animal de estimação e a família do vírus da raiva.

Na Capital, cerca de 330 mil gatos e cachorros foram imunizados. Além dos animais domésticos, os animais de rua também recebem a vacina. A imunização desses animais é feita uma semana depois da campanha, em locais estratégicos, com a ajuda de grupos e entidades protetoras de animais.

No homem, a doença afeta o sistema nervoso e causa a morte na maioria dos casos. A vacina evita a transmissão da raiva humana, que é quase 100% letal. Segundo o secretário da Saúde do Munícipio, Alex Mont'Alverne "Só houve um caso de cura e assim mesmo, com sequelas sérias para o paciente".

Quem ainda não vacinou seu animal, deve procurar clínicas veterinárias e pet shops. Outros locais de vacinação são as unidades de saúde da Secretaria Executiva Regional (SER) do seu bairro. Informações: 0800 285 0880.