quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Microchips para identificação de animais são distribuídos em Curitiba


A Rede de Defesa e de Proteção Animal de Curitiba começou a distribuir ontem (17) os primeiros microchips (identificação eletrônica) às clínicas veterinárias parceiras da Prefeitura no programa de controle populacional de animais domésticos e de tração na cidade.

Proprietários de cães e gatos poderão procurar as clínicas veterinárias para colocação do microchip a partir de segunda-feira (23). Nesta primeira etapa, serão repassados 900 microchips a 29 clínicas parceiras. O material será entregue de acordo com a demanda das clínicas.

A expectativa é que neste ano 3 mil animais já cadastrados no site da Rede sejam microchipados. Os proprietários que cadastraram os animais pelo site www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br vão receber por e-mail a indicação da clínica veterinária conveniada mais próxima.

O valor do microchip para a população será de R$ 9. O custo de mercado, sem o subsídio, é de aproximadamente R$ 50. Os microchips, espécie de carteira de identidade eletrônica dos animais, foram comprados pela Prefeitura de Curitiba por meio de licitação.

Além da distribuição dos microchips, leitores óticos e de outros materiais da Rede, a Prefeitura fará o treinamento dos veterinários. A Prefeitura também está articulando com as associações de moradores das regiões mais periféricas da cidade para começar a aplicação gratuita dos microchips.
Achei essa iniciativa muito interessante, visto que a Prefeitura está tentando solucionar os problemas relacionados aos animais que se perdem de seus donos e ao controle populacional de animais.

Um comentário: